samedi 7 novembre 2009

Église Adventiste du 7e jour lusophone de Paris, France

Verso deste dia :
“Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos. Eu sou o Senhor, o seu Deus; ajam conforme os Meus decretos e tenham o cuidado de obedecer às Minhas leis.”
Ezequiel 20 : 18, 19, Nova Versão Internacional
"J'ai dit à leurs fils, dans le désert: Ne suivez pas les prescriptions de vos pères, n'observez pas leurs règles et ne vous rendez pas impurs avec leurs idoles! Je suis le SEIGNEUR (YHWH), votre Dieu. Suivez mes prescriptions, observez mes règles et mettez-les en pratique."
Ezéchiel 20 : 18, 19
__________

Igreja Adventista do Sétimo dia de língua portuguesa de Paris, França

Hoje, pela tarde eu visitei os lusofonos da Igreja Adventista de língua portuguesa de Paris.

É uma comunidade cosmopolita constituída de pessoas de horizontes diferentes (Brasil, Cabo Verde, Angola, etc.) e também dos imigrantes português na França. O forte acento brasileiro lembra meus dois anos de português na faculdade na Martinica... Mon Dieu ! Os anos passam rapidamente. Tive a capacidade de entender (quase) tudo O que se disse sem poder dizer uma palavra exclua «Boa tarde, eu so Joel. Não falo bem português... Je viens de Paris-Est. » (Venho da Igreja de Paris-Est) Isto o esta bem para começar ?

Para as visitadores que não conhecem a palavra de Deus, há uma classe batismale para eles. Depois da adoração, uma pequena refeição é oferecida no corredor da Maison de l'Espérance.



O serviço da tarde aconteça das 14h30 às 17h30 (escola sabatina + culto divino).




Cet après-midi je m'en fus à la rencontre des lusophones (ceux qui parlent portugais) à la « Igreja Adventista de língua portuguesa de Paris ».

C'est une communauté cosmopolite composée de lusophones de tous horizons (Brésil, Iles du Cap-Vert, Angola, etc.) et de portugais immigrés en France. Cependant le fort accent « brasileiro » m'a rappelé mes deux semestres de cours de portugais à la fac en Martinique... Meu Deus ! Comme les années passent vite. J'ai eu la facilité de pouvoir (presque) tout comprendre... sans pouvoir dire un mot hormis « Boa tarde, eu so Joel. Não falo bem português... Je viens de Paris-Est ». C'est un bon début ?

Pour les visiteurs connaissant peu ou pas la Parole, une classe baptismale leur est destinée. Pour les « monoglottes » francophones, la traduction en français n'est pas toujours assurée... Vous êtes avertis.

Après le culte, une petite collation est offerte dans le hall de la Maison de l'Espérance.



Le service se déroule le sabbat après-midi de 14h30 à 17h30 (école du sabbat + culte divin).




Igreja Adventista do sétimo dia de língua portuguesa
Maison de l'Espérance
13 rue Gracieuse
75005 Paris
France

Métro : Place Monge (métro 7)

1 commentaire:

Unknown a dit…

Bom dia, estou E Paris faz algun tempo e estava fora da igreja. Pour 2 anos estou querendo voltar posso passar quando? Fora SABADO tem outro dia?